Quem abre um negócio costuma comparar esta experiência a ter um filho. No começo a criança pede atenção intensiva e, não raro, os pais viram noites acordados. Os anos passam e os cuidados mudam de natureza. Mas somente o zelo constante pode assegurar um desenvolvimento saudável. Empresas são como pessoas. Exigem mais nos primeiros anos de vida e, ao longo do tempo, podem ganhar status, sabedoria e independência - sem que, necessariamente precisem morrer. "Se o empresário sabe com antecedência quais as etapas pelas quais vai passar, consegue diferenciar as dificuldades normais das fatais", analisa José Roberto Tessarini Junior, diretor de marketing do GrupoM8.
Penso que uma empresa com 50 anos de vida é uma empresa considerada madura. Outra de 20 pode enfrentar dilemas típicos da infância, como problemas de fluxo de caixa.
Independentemente da empresa, contudo, vale a máxima de que um ciclo saudável depende muito do que se faz nos primeiros anos de vida. Nós do GrupoM8 cuidamos dos nossos franqueados neste sentido. Procuramos passar a todo tempo o caminho menos doloroso para que alcance o sucesso da unidade e consiga projetar a abertura de outras. Nossa experiência de mais de 18 anos na área nos facilita este processo de trocas de informações do ponto de vista empresarial e muitas vezes pessoal.
Venha compartilhar esta experiência conosco e se tornar um franqueado de sucesso.
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário