Alguns princípios são básicos em vendas. Todo mundo pode errar, mas alguns erros cometidos por vendedores podem ter consequências muito desagradáveis para o seu negócio, não só financeiras, mas que podem afetar a imagem da sua empresa. Algumas falhas são muito comuns em novos negócios, mas saber identificá-los é o primeiro passo para corrigi-los a tempo. Para isso, selecionei os sete erros mais comuns. Saiba quais são e previna-se.
Os sete erros
1- Deixar de coletar informações do cliente.
Toda venda é uma oportunidade para fazer outra venda lá na frente. Os consumidores já existentes são a melhor fonte de vendas. Cadastrar nomes e endereços de clientes é a maneira mais comum de fazer isso.
2- Não dependa somente de vendas pela internet.
As vendas pela internet podem ser afetadas por pequenas mudanças em termo de busca ou nos serviços de provedores. Por isso, mesmo que seu negócio venda bem pela internet, tenha sempre uma estratégia de vendas diretas e identifique sempre novos clientes.
3- Não saber identificar as melhores oportunidades de venda.
Coloque tempo e recursos em ações que têm o maior potencial para gerar vendas. Não desperdice nenhum dos dois com clientes que não têm poder de decidir sobre a compra, por exemplo.
4- Adiar as vendas enquanto seu produto não estiver perfeito.
Nas pesquisas sobre novos produtos ou serviços a serem lançados no mercado, é comum as empresas colocá-los no mercado enquanto ainda estão em fase de desenvolvimento, justamente para testar a sua aceitação com o consumidor. Só assim é possível descobrir, por exemplo, se as pessoas estão dispostas a pagar por eles, e quanto.
5- Aceitar qualquer venda.
A palavra “não” é pouco bem-vinda entre empreendedores. Mas talvez ela devesse ser usada com mais frequência, porque às vezes uma venda ruim pode ser pior que não fazer venda alguma. Muitas vezes o relacionamento entre cliente e fornecedor é fundamental para o sucesso da venda. Se algo vai mal nesse relacionamento, repense a venda para evitar desperdício de tempo e recursos.
6- Exagerar nos canais de venda.
Muitos canais de venda diferentes podem criar falsas expectativas e frustração nos clientes ao receber informações que muitas vezes não correspondem à realidade. É uma estratégia válida somente quando houver uma sintonia entre esses diferentes canais.
7- Ficar obcecado pelas grandes vendas.
Focar seus esforços nas vendas para os clientes grandes consome tempo e dinheiro, além de levar frequentemente à frustração. Uma base maior de clientes menores, mas fiéis, possibilita um fluxo de caixa mais equlibrado e aumenta a circulação da sua marca.
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
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