Você quer (ou precisa) investir num negócio próprio, mas não sabe por onde começar? Talvez adquirir uma franquia seja um bom negócio. Claro que, como em qualquer investimento que fazemos, é necessário estudar antes sobre o assunto, para entender o mercado, analisar as vantagens e desvantagens entre comprar uma franquia ou abrir um negócio independente.
Considerando a taxa média de mortalidade das franquias, trata-se, sem dúvidas, de um ótimo negócio. Taxa de mortalidade é o levantamento de quantas empresas sobrevivem durante um determinado período. No caso das franquias, a taxa de mortalidade do setor é estimada pela Associação Brasileira de Franquia – ABF em apenas 5% nos três primeiro anos, enquanto que nas demais micro e pequenas empresas situadas no Estado de São Paulo, conforme levantamento realizado pelo SEBRAE/SP, esta taxa é de 46%.
Essa diferença se deve em parte ao fato de que numa boa franquia o modelo de negócio que é repassado ao franqueado já foi testado com sucesso por seu franqueador. Assim, o franqueado adquire uma empresa bem estruturada, recebendo na compra da franquia toda a tecnologia e conhecimento (know-how) responsável pelo sucesso daquele negócio.
Entretanto, existem alguns fatores que podem comprometer o sucesso do futuro negócio e que por isso mesmo devem ser analisado com muito cuidado pelos futuros franqueados. Entre eles posso destacar o perfil do franqueado (você é uma pessoa muito independente?), dedicação ao negócio (está disposto a se dedicar inteiramente e por um bom tempo?) e tempo para retorno do investimento (consegue suportar o tempo mínimo?).
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário