Uma das grandes vantagens de ser empreendedor é poder tomar as decisões que moldam sua empresa e que ditarão seu futuro. Não existe salário, benefício ou status que bata esse senso de autonomia, é simplesmente impagável.
Porém, nem todas as decisões que você tem que tomar como empreendedor tratam-se especificamente da área que você é especialista.
Por exemplo, aqui no GrupoM8 nós tomamos várias decisões sobre marketing digital e usabilidade da rede que depende 100% de nós e nossas observações. Porém, quando o assunto é alguma área adjacente, como impostos, registro de marca, direito e por aí vai, sempre gostamos de ter a opinião de um especialista antes de tomar uma grande decisão.
1- Conheça o especialista que você irá consultar
Aceitar a opinião de qualquer um para gerir sua empresa não é nada recomendável, principalmente se essa opinião trata-se de um assunto que você não entende. Por isso, confiar na pessoa/empresa que está te passando conselhos é essencial.
Confiança suficiente só vem com conhecimento, que pode vir através de:
- Relação já estabelecida: aquele advogado, gerente de banco ou contador, por exemplo, que você já construiu uma boa relação com base em bons resultados; ou
- Indicação: quando alguém que você confia muito fala “Pode conversar com o Fulano, eurecomendo“.
2- Use o especialista como consulta, não para transferir responsabilidade.
A responsabilidade sobre sua empresa é sua, é você que está na reta se algo der errado (ou certo). Por isso, por mais que você confie no especialista com quem você trabalha, envolva-se o máximo para entender os parâmetros e porquês em torno de qualquer decisão, aborde outras possibilidades e desenhe cenários.
Se você não participar ativamente do processo decisório, não conseguirá lidar com as consequências inerentes a essa decisão.
Pegando um exemplo mais prático, o Itaú acabou de lançar uma campanha com o mote “O mundo muda e as empresas precisam fazer cada vez mais”. Essa campanha fala exatamente sobre a carga de decisões que um empreendedor precisa tomar diariamente e como a ajuda de seus especialistas financeiros pode fazer grande diferença.
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário