Uma boa notícia para quem está pensando em empreender: este é o momento certo. A conclusão é de Juliano Seabra, diretor de Educação e Cultura do Instituto Endeavor, entidade internacional de apoio ao empreendedorismo. Segundo ele, o mercado brasileiro vive um momento muito especial para o empreendedorismo. Além do melhor preparo dos empreendedores em potencial, devido ao maior acesso a informações sobre o tema, e o grande número de micro e pequenas empresas abertas nos últimos anos no país, a taxa de crescimento das empresas brasileiras, comparáveis às dos países desenvolvidos, têm sido a maior prova disso. Em entrevista no programa Pensando Grande Ao Vivo, levado ao ar ao vivo ontem na internet, Juliano Seabra falou também dos pontos mais importantes que o empreendedor deve levar em conta antes de abrir uma empresa.
Capacitação
Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o universo do empreendedorismo. Isso significa saber exatamente como vai ser sua rotina e sua vida profissional depois de abrir uma empresa e, principalmente, saber quais os riscos que estará correndo e quais os sacrifícios envolvidos na arte de empreender. “Muitas empresas fecham porque as pessoas não estavam cientes dos sacrifícios que teriam de fazer para ser donos do próprio negócio. Muitos empreendedores pensam que vão trabalhar menos se administrarem a própria empresa, mas é exatamente o contrário”, afirmou.
Em segundo lugar, é fundamental passar por um período de preparo, buscando informações sobre gestão empresarial e financeira. É imprescindível se preparar para os desafios práticos da gestão de uma empresa, como marketing, finanças, recursos humanos, etc. O empreendedor deve estar confiante de que controla essas variáveis que estarão em jogo no dia-a-dia do negócio. Depois, é preciso continuar se capacitando e se manter sempre informado sobre a situação do mercado em geral e do seu setor. Empreender é um aprendizado constante.
Fonte: jornalismo GrupoM8
Nenhum comentário:
Postar um comentário