14 de abr. de 2011

Dias das Mães e dos Namorados aumentam consumo...


A intenção de consumo do paulistano voltou a crescer neste segundo trimestre.

A chegada do Dia das Mães e do Dia dos Namorados é o que explica esse crescimento, segundo uma pesquisa do Provar (Programa de Administração de Varejo) da Fia (Fundação Instituto de Administração) divulgado nesta terça-feira (12).

A intenção de gastar do paulistano está voltada para os principais itens que são os presentes das duas datas. Segundo a pesquisa, a intenção de comprar entre abril e junho ficou em 73,8%.

De janeiro a março, esse número estava em 71,8% - e havia sido a menor vontade de comprar do paulistano desde o começo de 2009. No segundo trimestre do ano passado, o percentual havia ficado em 74,6%, o que indica que mais gente queria gastar nessa época do ano.

A pesquisa, que leva em conta a perspectiva de consumo do paulistano, serve como termômetro da disposição do trabalhador para comprar. A pesquisa foi realizada com 500 pessoas entre os dias 14 e 25 de março.

Para Claudio Felisoni de Angelo, coordenador da pesquisa, as datas sazonais são responsáveis por esse aumento das intenções de compra.

- Dia das Mães e Dia dos Namorados são períodos muito importantes para o varejo e resultam nesse aumento na intenção de compras.

Neste trimestre, o paulistano deve ir menos atrás de itens como materiais de construção, automóveis, equipamentos da linha-branca (geladeira, fogão, micro-ondas e máquina de lavar) e produtos de cama, mesa e banho. Estes foram os que tiveram as maiores reduções na intenção de compra na comparação com o primeiro trimestre.

Isso se explica pelo fato de muitos desses produtos já terem sido comprados anteriormente. O caso do carro ou da geladeira nova, grande parte das famílias aproveitou o crédito mais fácil e prazos maiores de financiamentos no ano passado para levá-los para casa. Desde o início do ano, o cenário é de aperto no crédito e de juros mais altos, o que se reflete na menor intenção de comprar esse tipo de produto.

fonte: marketing uva e verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário