8 de mar. de 2011

Ponto de Venda – Um Lugar Mágico Para o Consumidor...


Falar em ponto de venda é o mesmo que descrever uma imagem que atraia o consumidor até determinado local desejado. Contudo este local deve ser seguro, de fácil acesso, visível e atrativo. A segurança do local consiste em manter a integridade física do consumidor durante a sua permanência no local.

A facilidade de acesso à loja significa estar localizado em pontos estratégicos para que o consumidor possa escolher a melhor forma de ir até o local. Visibilidade e atratividade envolvem criar uma imagem de destaque que facilite identificar a loja e despertar o interesse imediato do consumidor pelo local.

Aspectos ligados a intenção estratégica da loja, tais como, quem é o público-alvo, qual imagem pretende passar, e quais tipos de informações serão disseminadas, reforçam o objetivo final, a venda de produtos e/ou serviços oferecidos pela loja.

Estudar a elaboração de um ponto de venda é buscar uma forma ótima de exposição dos produtos na gôndola, em um composto de comunicação que crie estímulos no consumidor despertando o seu interesse, pela diferenciação do produto ou serviço oferecido, inclusive pela receptividade do local.

A receptividade do local significa a "ambientalização do local", dos produtos e seus funcionários à proposta da loja. "Se no meu ponto de venda oferto produtos de conveniência, o "PDV" deve ser conveniente em todos os aspectos, como na variedade de produtos e preços, e na disponibilidade de funcionários e caixas para atendimento imediato".

Em uma visão mais ampla, o ponto de venda passa a ser um "point of solutions" um local em que os consumidores se sentem atraídos e confortáveis para escolherem a melhor solução que desejar. Considera-se então as instalações físicas da loja, a higiene do local, a iluminação, e os uniformes dos funcionários em favor do consumidor, para que assim, o produto passe a vender por si só.
As ações de merchandising no ponto de venda são bem vindas desde que essas ações estejam alinhadas a proposta da loja como dito anteriormente.

Merchandising significa um conjunto de técnicas e ações que destaquem os produtos que a loja oferece. Lembre-se: Não basta destacar somente o produto em si, a solução que ele oferece é a razão principal.

Além dos procedimentos tradicionais como a organização e a exposição dos produtos na gôndola, a coleta de informações de clientes, e o monitoramento do comportamento do consumidor são atitudes favoráveis que fazem a diferença. O monitoramento do comportamento de compra dos consumidores fornecerá dados a loja de quais produtos tem maior saída, maior lucratividade, e o período mais adequado para promoções.

E finalmente, todas as ações anteriores devem ser reforçadas pela excelência no atendimento. Muitos empreendedores investem grandes somas de dinheiro para tornar o local bonito e confortável, mas se esquecem de que o atendimento é algo essencial e crítico para o sucesso em um ponto de venda.

Além do produto que o consumidor compra, ele leva consigo um conjunto de experiências que são definitivas para a decisão de uma nova compra no mesmo local. Com o tempo, o produto é consumido e esquecido, mas a lembrança do local e o atendimento ficam na lembrança por muito tempo.

Lembre-se, o ponto de venda é muito mais do que um local para escoar o produto até o consumidor. É um ambiente de encontro, de magia e de soluções!

José Roberto Tessarini Junior, é empresário, 
diretor de marketing do GrupoM8, 
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário