Abrir uma franquia é o sonho de muita gente. E os números não mentem: O mercado brasileiro de franquias já é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão. Só no ano passado, este mercado cresceu mais de 15% e movimentou R$ 46 bilhões.
Entretanto, o futuro empreendedor não deve se precipitar em escolher uma franquia. Existem hoje franquias para todos os gostos e também para todos os bolsos. Eu conversei com alguns especialistas, e todos foram unânimes em afirmar que o futuro franqueado deve procurar conhecer o máximo que puder sobre a estrutura do franqueador, sobre o programa de treinamento, ler os manuais e visitar as unidades pilotos.
Não adianta apenas ter dinheiro para abrir uma franquia. É fundamental que o empresário se identifique com o negócio, pois ele não será um empregado e muito menos um sócio. Ele tem que ser uma pessoa pró-ativa, empreendedora, confiante e motivadora, mas, ao mesmo tempo, se conformar com regras e padrões formatados pela franqueadora.
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário