18 de fev. de 2011

Saiba como aumentar o rendimento da sua equipe...


Na fase inicial de um negócio, é muito comum que empreendedores coloquem todo o foco nas ações mais urgentes para pôr seu produto no mercado e fazer a empresa começar a operar. Nessa fase, a administração dos recursos humanos costuma parecer uma dor de cabeça a mais que você pode deixar para depois, quando o negócio crescer.

O que esses empreendedores não percebem é que os funcionários são o principal capital do seu negócio e a sua melhor vantagem competitiva. Para dar certo, uma empresa precisa de estratégias sólidas de gestão de pessoas desde o começo, para garantir o máximo proveito desse capital. 

Para uma equipe mais motivada

Existem três práticas básicas na administração de recursos humanos que toda empresa deveria utilizar. Elas são o segredo para o crescimento profissional dos seus colaboradores e, consequentemente, do seu negócio.

1- Estabeleça, alinhe e administre metas para os funcionários
Todo mundo precisa de metas. Comece cada ano estabelecendo as metas e objetivos organizacionais e comunique-os a todos os colaboradores. Depois, dê a cada funcionário metas individuais, que estejam conectadas às metas da organização. Isso gera compromisso e responsabilidade de todos e cria um contexto de colaboração.

2- Ofereça feedback em todas as atividades desempenhadas pelos funcionários da sua empresa
Dar feedback é fundamental para o bom desempenho de qualquer equipe. É possível fazer isso de maneira informal, no dia a dia da empresa, mas é recomendável criar uma sessão formal de feedbacks pelo menos uma vez por ano. Isso irá mostrar relevância e a atenção com que o assunto é tratado na empresa.

3- Ofereça possibilidades de desenvolvimento ligadas às performances e metas dos funcionários
É muito importante que seus funcionários tenham a possibilidade de se desenvolver profissionalmente e expandir seus conhecimentos. Comece observando o desempenho de cada empregado e identifique pontos fortes e fracos para trabalhar. Quando fizer isso, considere tanto as metas da empresa quanto os objetivos do funcionário.

José Roberto Tessarini Junior, é empresário, 
diretor de marketing do GrupoM8, 
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário