As classes C e D aumentaram muito o poder de compra nos últimos anos. Por isso muitos empresários estão investindo em lojas nesses bairros. Dessa forma ficam mais próximos dessa massa consumidora bastante promissora e ao mesmo tempo livram dos custos e despesas elevados dos shoppings tradicionais.
Na hora de montar o seu negócio seja franquia ou loja própria surge uma dúvida: monto uma loja no shopping ou monto uma loja de bairro? Esta dúvida tem assombrado muitos empreendedores atualmente. Isso devido o fato de que os shoppings têm um alto custo tanto para o empresário quanto para o consumidor.
Para o empresário é um aluguel muito mais elevado juntamente com outros custos e despesas, mas em compensação há uma sensação maior de segurança e uma maneira de se apresentar no mercado de forma mais vistosa.
Para o consumidor há um custo de deslocamento, o custo de estacionamento para os que vão de carro que atualmente é cobrado na maioria dos shoppings das grandes cidades. Além de muitas vezes encontrar um preço superior justificando o nível do serviço prestado, como a facilidade de em um só lugar encontrar diversos tipos de loja, e uma sensação maior de segurança e comodidade ao fazer as compras.
Entretanto, as lojas de bairro têm ganhado força novamente. Pois muitas pessoas preferem fazer compras perto de casa, seja pelo tempo disponível ou pelos custos envolvidos. As classes C e D têm ano após ano crescido o seu poder de compra e exigindo mais no momento da compra. É uma enorme fatia de mercado disposta a comprar e muitas vezes são os que mais honram os seus compromissos.
Visando atender este público promissor, muitos empreendedores têm feito a conta e estudado cuidadosamente o ponto a montar o negócio pretendido. A resposta tem sido surpreendente. É um grande negócio que está dando certo!
Tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.
As lojas montadas em bairros de classes C e D têm o custo e despesa muito mais baixos do que comparados a um estabelecimento de shopping. Além disso, é possível empregar as próprias pessoas do bairro. O que gera emprego e renda na região. Mas, principalmente o que hoje é chamado de grande diferencial de mercado: atendimento ao cliente.
Muitos empresários têm destacado o fato de que o cliente se sente mais valorizado quando atendido de forma aproximada. Como em muitos casos os funcionários são moradores do bairro, eles conhecem seus vizinhos que são os consumidores. Dessa forma no momento em que um cliente entra na loja ele é tratado de maneira personalizada. Volta aos velhos tempos em que os clientes eram conhecidos, chamados pelo nome e tinham confiança no vendedor.
Para os novos negócios é uma maneira mais econômica de iniciar o projeto até que chegue ao ponto de retorno do investimento. Podendo, inclusive, iniciar com preços mais competitivos ou um nível de serviço mais elevado.
No caso das lojas que são franquia para o consumidor é ainda mais cômodo, pois há um padrão do produto ou serviço. Muitas vezes ele já conhece a marca. É só um ponto mais fácil para acesso e uma comodidade maior.
Portanto, surge no mercado uma nova tendência que volta aos velhos tempos e satisfaz tanto o empreendedor quanto os clientes. Crescendo assim uma relação amistosa e promissora.
José Roberto Tessarini Junior, é empresário,
diretor de marketing do GrupoM8,
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br
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