23 de fev. de 2011

Criatividade vem de berço



Você é um cotoquinho em pessoa. Nos primeiros meses, foi abençoado com um lindo berço. Sim, daqueles que tinha “redinha” contra pernilongo, móbile de patinhos, ursinhos, estrelinhas e tralalá. Sua mãe? Te deixou dormindo e foi fazer aquela deliciosa papinha. Detalhe demais. Você chora e ela não escuta. Como sair do berço? Você coloca seus pequenos botões para pensar e descobre um jeito de tombar o berço. Só se forem os berços de agora, porque os de antigamente…
Enfim, viva à liberdade! Você já pode sair engatinhando e dar aquele susto na mamãe. Mas antes, que tal um desafio? Vai que você consegue sair andando… Uma mãozinha na parede, a outra e… ploft. Você tenta de novo… E se eu me apoiar primeiro na cama? Criatividade! A arte de mudar, de pensar fora da caixa. Taí, criatividade vem de berço. Ou deveria.
O fato é que hoje, com essa vida corrida, rotineira que só, as pessoas não têm aproveitado sua criatividade, seja no jeito de falar, vestir, agir, trabalhar. Criatividade precisa de treino. Sabe aquela brincadeira do “Lua lembra céu que lembra avião, que lembra muitas pessoas, que lembra estádio de futebol…” No publicitês, isso se chama “Brainstorming”, um exercício em grupo usado para estimular a discussão sobre um determinado assunto. Ideias, palavras, frases, sons, tudo de maneira livre e desordenada. Legal, né?
José Roberto Tessarini Junior, é empresário, 
diretor de marketing do GrupoM8, 
escritor e palestrante.
www.grupom8.com.br
marketing@grupom8.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário